FILHOS DE VERDADE OU ANIMAIS EMBURRECIDOS?

O que está acontecendo com os pais da atualidade? Ando muito preocupada com os futuros adultos que os pais estão formando, pois muitos estão casando sem ter preparo algum vindo dos pais.

Fiquei perplexa ao ver um casal de conhecidos, já casados há alguns anos e com filho pequeno, cujo homem não tinha noção alguma de como chefiar uma casa, não sabia direito os impostos que tinha que pagar (exceto do carro e da casa), não sabia administrar o dinheiro e, ainda por cima, queria gerenciar uma empresa só pela questão do status. Se não consegue administrar nem sua casa, como pode querer brilhar no seu meio profissional? Se não sabe administrar o dinheiro, por que não procura organizações e cursos que ensinam?

Daí me pergunto: se esse rapaz é assim, até que ponto esses pais não o pouparam de entender as coisas da vida?

Hoje criam-se meninos que não sabem trocar uma tomada porque vão levar choque, não sabem quem chamar se dá um problema na cozinha porque os próprios pais faziam ou chamavam os profissionais, mas os filhos não… os filhos ficam sempre sentados com a “bunda sossegada” no sofá (com o perdão da palavra), sem nem saber o que está acontecendo e ainda reclamando para acionar o interfone. Estamos criando homens ou donzelas?

Você sabe se está preparando seus filhos para o mundo quando você age para que eles se virem sozinhos, sem você. Eles precisam se virar com a casa, com as contas individuais, com a vida de forma que se sintam autoconfiantes. Esse treino começa desde pequenos, quando os pais precisam dar tarefas domésticas para realizar e não deixar só na mão dos empregados. Isso vale principalmente para aqueles pais que tem dinheiro e são acostumados a levar uma vida mais folgada. Vocês podem até estarem mais folgados, mas seus filhos tem uma vida inteira pela frente para construir e é vocês que precisam capacitá-los. Se algo estragar em casa, coloque seu filho para arrumar ou faça-o ficar olhando quem faz para também aprender. Deixem eles baterem a cabeça, passarem apuros, pois isso só os fortalece.

O mesmo vejo acontecer com as filhas mulheres. As mães estão ensinando suas filhas somente a trabalhar, mas elas precisam ter conhecimento básico de controle de uma casa. Casam sem saber cozinhar um feijão, achando que a geração fast-food vai livrá-las de comandar suas próprias casas. A mãe precisa levá-las ao mercado e  mostrar como selecionar uma laranja que tem mais suco e uma mais seca, como saber se o abacaxi está no ponto e como separar as melhores batatas. As mães têm que fazer essas filhas escolherem os alimentos e só gerenciar, sem ficar fazendo por elas. É importante ensinar economia e não só escolher o presunto e queijo mais barato, mas mostrar quanto vale o preço do quilo do embutido. Quando nenenzinhas, as filhas pegavam os rodos e as vassouras e a mãe não deixava porque queria deixar a casa em ordem e depois que são grandes as filhas reclamam de varrer uma casa.

Esses jovens estão achando que tudo é festa e não estão entendendo que para se viver na festa é preciso se preparar para ela. Independente das mudanças que hoje estão acontecendo, os papéis dos homens e das mulheres estão mesclados, mas é preciso saber o básico para se virar. Eu gostaria muito que essa matéria se espalhasse para todos os cantos e as pessoas falassem mais sobre isso em revistas, jornais e televisão, para que haja uma verdadeira conscientização de que tipo de filhos estamos criando: filhos de verdade ou animais emburrecidos?

X