Filhos gêmeos

Seguramente ter filhos gêmeos é uma habilidade que se cria conforme a convivência. Além da família ter um trabalho dobrado com as necessidades de cada um, muitos vão crescendo e sendo comparados em suas atitudes e comportamentos.

Há, no entanto, uma série de conselhos úteis para que a relação entre eles seja ainda melhor. É só ficar de olho nas dicas e entender o “X” da questão: “Cada um precisa ter seu próprio espaço, sua própria personalidade e dentro do possível, sua própria vida.”

Pesquisas sobre gêmeos apontam que a mesmas reações que os filhos tem no ventre da mãe, será o mesmo que desempenharão no decorrer da vida. Um filho que exerce domínio sobre o outro, por exemplo, é o mesmo que tenderá a ser lider. Aquele que é mais calminho, tende a se mostrar mais tranqüilo do que aquele que era mais agitado dentro e fora da barriga. Em casos onde há gêmeos de sexos diferentes, é comum a menina exercer um domínio maior sobre o menino, mas esses papéis podem ser invertidos em determinadas fases de vida.

Os pais que tem que lidar com filhos “duplos”, são treinados a incentivar a igualdade entre eles, mas não é bem por aí. Quanto mais diferenciado cada um for, mais respeitado eles se sentirão pelas suas diferenças e mais saudáveis emocionalmente tenderão a ser.

Fique atento a outras orientações:

  • De aos gêmeos nomes bem diferentes.
  • Faça-os usar roupas diferentes, com cores diversificadas.
  • Faça-os dormir sempre em camas separadas.
  • Em ocasiões de férias, faça-os ficar com pessoas e parentes diferentes e em ambientes onde cada um possa explorar suas próprias habilidades.
  • Evite dar a cada um o mesmo biscoito, o mesmo sorriso, o mesmo castigo. Cada um terá sua atenção e seu momento.
  • Em aniversários, procure fazer coisas individualizadas para cada um.
  • Se um dos pais viaja ou se ausenta e os filhos tiverem que ficar com parentes, procure deixar com diferentes pessoas e até respeite as preferências de cada filho.
  • O contato e o tempo podem ser divididos também. É bom eles saberem que nasceram do mesmo ventre como qualquer outro filho, mas cada um possui suas próprias características. É por isso que geralmente um é o oposto do outro.
  • É interessante os pais revezarem a atenção. O pai se ocupará de um e a mãe de outro e fazer rodízio disso, é igualmente necessário. Saliento, porém, que sempre é útil e importante conservar os programas em família.

Baseados nessas orientações, percebe-se o quão importante significa cada um ser diferenciado do outro. Isso ajuda a nenhum se sentir ofuscado pelo brilho do irmão, para que a auto estima deles seja sempre conservada.

X