Seu filho está triste ou com depressão?

Mais uma onda de suicídios aparece no meio do mundo de jovens… Adolescentes sem sentido, sem brilho e sem sonhos. Foi justamente por ouvir de várias cidades desse país, me senti no dever de alertar aos pais sobre a diferença entre a tristeza e a depressão dos filhos.

Muitos pais interpretam os comportamentos dos adolescentes, apenas como “frescuras”, mas a situação não é tão simples assim. A depressão gera enorme sofrimento e realmente interfere na capacidade de o adolescente lidar com os problemas do cotidiano, sendo na auto-estima, na saúde, no colégio, nos deveres de casa, divertimentos e no namoro.

É difícil conviver com um adolescente com depressão, porque seu comportamento será de melancolia constante ou tenderá a ter um jeito altamente irritadiço e exasperado.

Se os pais tiverem desconfiados que o filho está deprimido, precisam fazer muito mais do que dizer “Ânimo” ou “Sai dessa”. Este filho precisa de ajuda profissional, antes que algo pior ocorra.

Mas como saber se ele se encontra nesse perigo?

Confira se ele apresenta acima de cinco reações dessas citadas abaixo. Você perceberá que muitos dos sintomas são parte natural do processo da juventude, mas o principal foco é observar a mudança brusca de reações. (ex. de um filho que sempre foi sociável e que se isola de tudo e de todos de uma hora para outra)

Veja:

– Ele(a) está chorando mais do que antes, reclamando que está triste ou sentindo vazio interior?

– Não se diverte mais com coisas que antes lhe davam prazer? (ex: futebol ou sair com amigos)

– Está ficando muito tempo sozinho, longe dos antigos amigos?

– Está ganhando ou perdendo peso?

– Perdendo o sono ou só querendo dormir?

– Parece mais desanimado(a) e cansado(a) do que antes?

– De uma hora para outra, está tirando notas baixas ou faltando aulas, apresentando rendimento escolar abaixo do normal?

– Anda meio desligado, nem parecendo o mesmo?

– Sem motivo aparente fica irritado, ansioso, violento ou apresenta conduta destrutiva, como excesso de álcool ou drogas? Alerta máximo.

– Está com mania de dizer que a vida dele não tem jeito, quando algo dá errado?

Há muitos jovens que se sentem assim, porque levam uma vida sem muita discplina quanto ao fato de dormirem tarde e só ficarem colados nas conversar com os amigos no celular, mas for um caso de depressão, não se pode desconsiderar riscos maiores.

Fiquem atentos paizinhos! Depressão não é parte natural do processo de crescimento do filho, mas também não é falta de caráter ou sinal de fraqueza.

Esta pode ser tratada, mas suas marcas não merecem nossa indiferença.

X