Lidando com as birras dos filhos

Os pais juram que não vai acontecer com seus filhos, mas, acredite, acontece. As birras são inatas de todo ser humano e o que muda de criança para criança é a intensidade das reações e o número de vezes que as birras se repetem. Isso também depende do temperamento da cada uma e da maneira como os pais lidam com essas implicâncias.

Teste você mesmo suas reações:

1 – Seu filho começou a dar show. Qual é o jeito mais correto de agir?
a) Dar umas boas palmadas
b) Impor sua autoridade
c) Fazer chantagem
d) Não perder o controle

A alternativa correta é a letra “d”.

Procure não perder o controle, mesmo que isso às vezes pareça impossível. Mude de ambiente, vá até o banheiro, diminua a platéia. Quanto mais gente, mais show e quanto mais show, mais birras a criança manifesta.

2 – Quando a birra vem acompanhada de tapas, puxões de cabelo e mordidas?
a) Não reaja
b) Repreenda
c) Deixe de castigo
d) Finja que não viu nada

Resposta certa é letra b. Repreenda
Use um tom de voz mais zangado e sério, demonstre realmente reprovação e mostre que esse tipo de comportamento não irá chamar sua atenção e nem fará você se comover. Em seguida, tente acalmar a criança, agindo de forma carinhosa, mas não reforce em nenhum momento esse tipo de comportamento agressivo.

3 – Criança frustrada é sinônimo de criança birrenta?
a) Sim
b) Não
c) Talvez
d) Nenhuma das alternativas anteriores

Resposta certa: letra “a”. Sim
A frustração é outro motivo que embala os chiliques inoportunos. A criança deseja fazer algo, que não consegue e na busca por uma independência que ainda não possui, ela acaba se enfurecendo. Quando isso acontece, a primeira atitude dos pais deve ser tentar conversar, mostrar interesse. Olhe nos olhos, abrace, bata um bom papo. Vale também tentar distrair e até ignorar.

É nessas horas que os pequenos aprendem a lidar com os seus limites, buscam mais controle das situações e experimentam sentimentos como a frustração e a raiva. Se a criança conseguir o que quer dessa maneira, vai repetir a cena toda vez que desejar alguma coisa ou discordar de algo. Quando ela perceber que a birra não traz resultados, que é desaprovada ou mesmo ignorada, vai encontrando outras formas de lidar com as frustrações e de se fazer entender. Isso significa crescer!

X